Um passeio de trem pela história paulista
Viajar no tempo e na história dos italianos que vieram ao Brasil, no período da imigração, para desbravar o estado de São Paulo. Essa é a proposta do passeio no “trem da Itália”, que faz parte do Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e vai realizar, neste sábado (28), mais uma visita ao passado dos colonos com um momento de resgate ao glamour das viagens férreas da década de 1950. O passeio é realizado três vezes ao mês.
Por Nayara Oliveira
O embarque inicia na Estação da Luz, na capital do estado, e tem como destino Jundiaí (há 60 km da cidade de São Paulo), que preserva costumes e a arquitetura trazida pelos imigrantes italianos. O gostinho de história começa logo na entrada da locomotiva, fabricada nos anos 1960. Depois, basta sentar-se confortavelmente no assento do trem e embarcar no “túnel do tempo”, com direito a apresentações e curiosidades sobre os imigrantes a bordo, bem como música e histórias que marcavam aquela época.
Roteiro do Passeio
A viagem dura 1h30 e é realizada ao longo da atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway. Nesse percurso existe ainda possibilidade de curtir uma programação complementar, que proporciona ao turista visita a adegas, cantinas e degustação de vinho, conhecer fazenda histórica com marcas da influência dos italianos naquela região, além de degustação das famosas pastas italianas, tudo isso embalado pelas canções tradicionais.
O Expresso Turístico foi criado em 2009 e oferece, além da viagem italiana, roteiros para mais dois destinos: Estação da Luz – Mogi das Cruzes e Estação da Luz – Paranapiacaba. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas e espaço reservado para cadeira de rodas com cinto de segurança. Os ingressos são vendidos diariamente na bilheteria da Estação da Luz, das 9h às 18h.
Leia a matéria completa em:
http://www.turismo.gov.br/Últimas-notícias/11699-um-roteiro-de-trem-pela-história-paulista.html