“Circuito das Águas” paulista traz opções para quem gosta de descobrir coisas novas
O Circuito das Águas é um conjunto formado por nove cidades do interior de São Paulo, todas a menos de 160 quilômetros da capital paulista.
Por Fernando Victorino
O que se encontra no circuito das águas
Fontes e balneários ainda atraem os que vão em busca de tratamentos medicinais alternativos, famosos por conta da qualidade da água da região. O artesanato e a moda em malha e em couro ainda são ativos importantes.
De uns bons anos para cá, o que já foi considerado destino turístico de vovô aposentado ganhou força e vitalidade graças a atividades esportivas em meio à natureza e ao turismo gastronômico, que permite a novos visitantes degustar cachaças, cafés e pratos regionais.
Saiba um pouco mais sobre os destinos:
- Jaguariúna – uma visita a Jaguariúna deve incluir o passeio de Maria Fumaça rumo a Campinas.
- Holambra – é o principal centro produtor de flores do país. Durante todo o ano é possível admirar a beleza das espécies cultivadas na região.
- Monte Alegre do Sul – as águas de Monte Alegre do Sul são dotadas de propriedades medicinais e empregadas em tratamentos oferecidos no Balneário Municipal.
- Socorro – o local oferece rafting e tirolesa pelo rio do Peixe e o turismo de aventura para portadores de necessidades especiais também é um dos destaques do destino.
- Amparo – As calçadas largas facilitam o passeio a pé pelo centro histórico. Restaurados, edifícios como o Mercado Municipal e o Museu Bernardino de Campos são pontos turísticos da localidade, que ainda traz o seu marco como produtora de café.
- Pedreira – sua fama vem da produção de porcelana, e conta com acervo do Museu Histórico da Porcelana.
- Serra Negra – tem como ponto mais alto o Pico do Fonseca, com 1.310 metros de altitude. O teleférico que sai da Praça Sesquicentenário é indicado para quem deseja registrar a cidade em fotos lá de cima.
- Lindóia – 40% da água mineral consumida no Brasil vem de Lindóia. A cidade é cortada pelo rio do Peixe, que apresenta cachoeiras, e é alimentado pelas nascentes que descem das montanhas.
- Águas de Lindóia – no Balneário Municipal é possível tomar banho de piscina abastecida com água mineral ou se submeter a tratamentos alternativos que ajudam no combate a vários problemas de saúde.