Carnaval no Rio de Janeiro: Planejamento é fundamental para aproveitar a festa
É durante o Carnaval que a alegria de ser brasileiro se manifesta. No Rio de Janeiro a festa começa antes mesmo de os enfeites de Natal serem recolhidos. Os ensaios das escolas de samba e dos blocos de rua fazem a alegria dos cariocas e dos turistas que chegam dos quatro cantos do mundo a fim de sentir essa energia que só existe aqui.
Por Gisele Rocha
Engana-se quem pensa que o Carnaval no Rio de Janeiro se restringe aos desfiles na Marquês de Sapucaí. É na rua que ele acontece na sua forma mais genuína.
Para escolher um bloco com o qual se identifique, peça a indicação de amigos.
Alguns aplicativos trazem a programação completa de vários blocos.
Leve na mala
Coloque na mala apenas roupas leves, sapatos confortáveis e adereços para compor as suas fantasias. Opte por sapatos mais velhos, que já tenham o formato dos seus pés. Calçados novos podem apertar, dar bolha e acabar com a sua festa.
Chapéus e óculos escuros são indispensáveis. Se tiver um leque para se abanar, leve porque com certeza você irá usá-lo.
Leve com você uma doleira ou bolsinha de pescoço, elas serão muito úteis para transportar dinheiro, documentos e chave de casa.
Dicas de sobrevivência
Durante o Carnaval, evite alimentos de procedência duvidosa, principalmente aqueles que ficam expostos nas barraquinhas sem qualquer refrigeração. Abuse da água de coco, sucos e isotônicos para se hidratar.
Se estiver se sentindo mal, avise a algum amigo e peça para que ele te leve para uma área mais vazia para que você possa tomar um ar e se recompor.
Atenção: cervejas são diuréticas e podem causar desidratação. Se não estiver acostumado a ingerir bebidas alcoólicas, não é uma boa hora de se aventurar.
Seja um bom folião:
- Não force a barra com ninguém. Se levou um toco, aceite na boa e parta para outra. Nada de pegar ninguém à força achando que vale tudo no Carnaval e que todo mundo é obrigado.
- Respeite as minas, ainda que elas estejam com fantasias ousadas, são elas que ditam as regras sobre os próprios corpos.
- Se encontrar alguém em situação de vulnerabilidade, ajude, mesmo que não faça parte do seu grupo de amigos.
- Não faça xixi em vias públicas.No Rio isso pode lhe render uma visita à delegacia e uma ficha mais suja que banheiro químico.
- Cuidado com a mononucleose ao sair beijando todas as bocas que encontrar pela frente.
- Use camisinha com todos os seus parceiros.
- Não incorpore a fantasia de herói ou heroína. Nada de entrar em brigas! Caso presencie alguma, saia de perto e chame a polícia.
Matéria completa em:
https://viajeibonito.com.br/guia-de-sobrevivencia-no-carnaval-do-rio-de-janeiro/